Sobre o "Programa Ler e Escrever"

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Guarulhos, São Paulo, Brazil
Por meio do programa Ler e Escrever, a Educação desenvolve um conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até sete anos de idade matriculadas na rede estadual. Os alunos recebem formação, materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.

A Coordenação Pedagógica compartilha / 2015

 " Estamos inaugurando neste espaço um local para as escolas divulgarem algumas idéias e procedimentos pedagógicos que estão acontecendo nas escolas e incentivam a articulação do trabalho docente.
    Não perca tempo, venha você também contar os seus segredos!"




E. E. WALDOMIRO POMPÊO
Professor Coordenador - Silvéria


Projeto Sacola Literária

     Podemos  relatar o grande envolvimento e participação da equipe escolar; diretor, coordenadora, professores e funcionários desde o início deste projeto durante a confecção das sacolas até a montagem com a separação e organização dos livros, revistas e gibis que fariam parte dos materiais de estudo.
     Quando nossos alunos conheceram o projeto, o grande interesse foi pelo objeto (sacola) contendo tantos materiais dentro, mas a cada semana com a realização da Roda Literária os alunos foram conhecendo muitas leituras diferentes e emocionantes que passou a despertar o interesse em conhecer as demais sacolas  que circularam pela sala e a participação da família se tornou necessária , pois muitos ainda não dominavam a leitura.
     A cada  semana via-se o interesse dos alunos na troca e apresentação das sacolas . Com o passar dos messes tivemos um grande retorno dos familiares que acompanhavam o dia da Roda Literária e demonstravam preocupação com o seu filho (aluno) que ainda não sabia ler .
Esse projeto despertou o interesse pessoal de leitura e escrita , tanto que os alunos  que ainda não sabiam ler se dedicaram mais as atividades de produção escrita , já que deveriam preencher a ficha literária e apresentar seu desenho tão bem elaborado a cada semana.
    Neste momento as aulas com o Livro Ler e Escrever foram realizadas com maior facilidade e interesse dos alunos tendo um importante papel para desenvolver a escrita e a leitura do grupo .
    O projeto Ler e Escrever auxiliou na formação de bons escritores  e de leitores  mais eficientes , com atividades atraentes como os contos de fadas e as fichas descritivas dos animais da fauna brasileira e também as atividades de cruzadinhas e leituras de charadas,trava línguas e cantigas de roda ...Tivemos um retorno muito maior que o esperado ,já que quase todos terminaram o ano lendo e escrevendo com autonomia .
    O projeto da sacola literária teve grande impacto nos alunos e familiares ao perceber a necessidade de ajudar seus filhos a se tornar leitores e produtores de atividades que exigiam a escrita e o Projeto Ler e Escrever auxiliou nessa busca facilitando o  trabalho em sala de aula.
                                                                            Professoras - Claudia Marisa e Rose Richa

                                                                            Coordenadora - Silvéria



 

    

E. E. PLÍNIO PAULO BRAGA
Professor Coordenador - Wellington de Jesus Carvalho


PROJETO: Universo ao meu redor

“...Professor estamos com uma ideia de realizar visitas nas casas para conscientizar os moradores do Taboão a cuidar do meio ambiente”.(Alunas: Emily   E Amanda 5ºC)

       Essa fala tornou-se música aos meus ouvidos nestes últimos meses. Quando falamos do currículo além dos muros da escola, estamos falando de um currículo dinâmico, claro aliado a uma proposta pedagógica pautada na autonomia de sua aprendizagem. Tudo isso favorece a formação do cidadão na sociedade,  que forma e transforma o meio em  que ele vive e esses alunos que citei estão aprendendo a lição.
            Neste 2º semestre trabalhamos em nossa escola o projeto: “Universo ao meu redor”. Que trata do meio ambiente, um tema bastante rico e atual, que foi de grande valia para o enriquecimento das práticas pedagógicas da nossa escola. Foram meses de pesquisas sobre os temas: bioma, flora, sustentabilidade, entre outros sobre o meio ambiente; leituras de texto científico e elaboração de texto com um foco na apresentação de um seminário. Esses encaminhamentos favoreceram o desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos, pois mobilizaram conhecimentos como: planificação textual, adaptando o gênero científico para a modalidade oral à diferentes interlocutores, utilização de vocabulário desconhecido (textos científicos).
       Cada sala teve uma característica especifica como vocês podem observar nas fotos, a comunidade esteve presente e abrilhantou as apresentações.
         Como profissional da educação acredito que essas ações são favoráveis para o desenvolvimento cognitivo do aluno, além de desenvolver o currículo de forma  contemplar os objetivos proposto para os alunos do ciclo Inicial.

            Parabenizo a todos Os envolvidos no processo e até a próxima!




    


E. E. VILMA MARIA DOS SANTOS CARNEIRO


Alunos do 5º ano A da EE " Vilma Maria dos Santos Carneiro" tiveram publicado no Painel do Leitor do jornal  Folha de São Paulo , do dia 06/09/2015 , primeiro caderno página A3 - a Carta de Leitor referente à reportagem do dia 03/09/2015 - "Menino Morto aviva comoção por refugiados".
De acordo com Programa Ler e Escrever, é trabalhado Roda de Jornal e a sequência didática carta de leitor. Após a leitura foi realizado a "roda de conversa" sobre o drama dos refugiados; e que devemos cultivar a paz em todos os momentos de nossas vidas.

A professora Cilene de Albuquerque , tornou-se escriba e foi elaborado uma carta de leitor coletiva, observando os elementos que constituem esse gênero.

Nota: A Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, através do Núcleo Pedagógico e Supervisão dos Anos Iniciais, parabeniza a ação da EE Vilma Maria pelo brilhante trabalho desenvolvido junto aos alunos a partir do projeto Carta de Leitor (guia de orientação didático do Programa Ler e Escrever).

                       

E. E. PLÍNIO PAULO BRAGA
Professor Coordenador - Wellington de Jesus Carvalho

Projeto Ler e escrever:  Contos de Mistério
                                            
PÚBLICO - ALVO: alunos do 5º anos
Gênero: Literário/ Contos de Mistério
Tipo Textual: Narrativo
Período de desenvolvimento: 5 meses

O gênero escolhido – contos de mistério – tem como principal objetivo o de intensificar o contato dos alunos com esse tipo textual, ampliando seu repertório de contos narrativos.
Conversar sobre histórias que despertam o medo e o suspense possibilita aos alunos situações onde é possível verificar, dentro do gênero textual, as principais características do texto, como descrições, cenários, personagens, construindo gradativamente o clímax e desfecho surpreendentes.

            Além disso, as questões apresentadas trabalham a compreensão do texto, solicitando a localização de informações, inferências ou deduções, assim como o uso adequado de recursos como a pontuação expressiva, onomatopeias e palavras que dão sentido e emoção aos textos lidos e produzidos.


  

                                  

E. E. PARQUE MIKAIL
Professor Coordenador – Marlyson Cristiano

                                ERUPÇÃO VULCÂNICA



A aula era de ciências: Sistema Solar, que acabou se aprofundando no planeta Terra, mais especificamente a estrutura da Terra, para melhor compreender o núcleo, o manto e a crosta.
A profª Vera mencionou o ovo como referência para explicar as partes da estrutura da Terra e os alunos começaram a questionar sobre isso. Querendo saber mais, pois seus questionamentos foram de encontro com as reportagens que estavam passando sobre o Chile, terremoto a erupção vulcânica, eles queriam compreender esse processo e como no Brasil não há vulcões ativos, deu-se início a experiência.
Os alunos sentiram-se entusiasmados em poder aprender como seria a realidade mostrada nas reportagens.
Disseram: "É muito mais fácil aprender fazendo, do que apenas ler o conteúdo escrito no livro".
Houveram exposições para os colegas de outras salas de tão animados que ficaram, a fim de compartilhar o que aprenderam com esse conteúdo.
O desenvolvimento dessa atividade pôde proporcionar aos educandos conhecimento sobre os diferentes elementos de Magma e Lava que são muitas vezes confundidos: o magma é o nome que se dá à rocha fundida localizada abaixo da superfície da terra e que no momento em que é expelida por um vulcão, dá origem à lava, já a lava é o material geológico em fusão, composta por ferro e silicato de alumínio em estado líquido. Assim, a composição química de ambos e a quantidade de gás contido irá determinar a natureza da erupção vulcânica.
Para simular tal erupção foi utilizado bicarbonato de sódio em contato com o vinagre criando uma reação, simulando uma erupção Vulcânica.
"O conhecimento através do lúdico é muito mais interessante e se torna prazeroso, transformando-se em uma grande brincadeira em prol do saber".


 

 

 

 

                                     
                                      

E. E. JOSÉ SYLVIO CIMINO
Professora Coordenadora – Maria de Fátima Sandes Arruda


A ARTE INDÍGENA : CERÂMICA MARAJOARA

O que é importante ressaltar no trabalho de arte indígena é que os estudantes compreenderam a importância do povo indígena para a construção da nossa identidade.
Desenvolveram o dialogo com a “obra” produzida por eles valorizou todo o processo artístico/criativo.
A modelagem em argila propiciou um momento prazeroso, pois é muito relaxante, terapêutico, fazer trabalhos manuais com materiais moldáveis, maleáveis com texturas e temperaturas agradáveis ao toque.
O processo de pintura, a escolha das cores, dos desenhos, a texturização do objeto é um momento criativo com inúmeras possibilidades e ficou a critério de cada um.
A espera por esse momento causou ansiedade entre os alunos, pois após a modelagem há  um tempo de espera para a secagem das peças.
Todos quiseram levar suas peças para casa. O resultado, o tipo, o modelo de peça construída a pintura escolhida (cores) não importa, o belo, o feio, o importante foi o  processo  que envolveu  cada um com o seu trabalho.
Amei participar dessa  atividade com a professora e os alunos, foi um momento agradabilíssimo.

  
 

  

  

 

 

 

 

 

  
 

 

                                  




                                   

E. E. PROFESSORA MARIA APPARECIDA RANSANI MAGALHÃES
Professora Coordenadora – Elineide Maria da Silva

PROJETO PÁSCOA


     O Projeto Páscoa foi desenvolvido com os alunos do 1º ano C desta Unidade Escolar, que instruídos pela professora adquiriram conhecimentos sobre como surgiu a troca de ovos no dia da Páscoa. Para vivenciar esta história, sob o comando da educadora, os alunos foram orientados a confeccionar ovos para relembrar momentos da vida onde as pessoas não tinham condições de realizar as trocas de ovos que acontecem atualmente.
      A atividade foi voltada ao lazer e aprendizagem, onde os alunos puderam vivenciar épocas passadas através da confecção de ovos e máscaras . As atividades foram desenvolvidas pelas rianças de forma espontânea.
         Foi maravilhoso perceber a alegria das crianças com o produto final do projeto, bem como a interação entre eles.



                                     



                                       

E.E. SILVÉRIO BERTONI

Coordenador Pedagógico Marlene Barbosa Alves


PROJETO “DENGUE”
Combate ao mosquito da Dengue

JUSTIFICATIVA: O ano de 2015 começa com aumento dos casos de dengue, em relação a anos anteriores. Tendo   em vista a epidemia que assola a cidade de Guarulhos, e a necessidade de esclarecimento à população escolar, torna-se de alta relevância este projeto.

OBJETIVOS: Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e como consequência a doença.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti;
- Reconhecer os sintomas do dengue;
- Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor;
- Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue.
- Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
- Ter cuidado com o armazenamento do lixo..
-Possibilitar para que cada aluno se torne  um Agente Multiplicador;

PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar;
Comunidade do entorno.

MATERIAIS:
Computador, Internet, TV, DVD. Livros, jornais. Material para confecção de cartazes e CD.

ESTRATÉGIAS:
Sensibilizar professores, alunos com vídeos de campanha sobre a dengue.
Exibição de vídeos sobre a doença e como evitá-la.
Leitura de noticiários sobre dengue.
Pesquisa na Internet sobre a dengue.
Sensibilizar comunidade e responsáveis com material produzido pelos alunos.
Apresentação de paródias elaboradas pelos alunos;
Apresentação da leitura do livro Que febre de mosquito de Maxs Portes;
Premiação para os melhores trabalhos realizados pelos alunos;
Entrega dos carteirinha de Agente Multiplicador para todos alunos participantes da Campanha

ATIVIDADES:
Video:10 minutos contra a Dengue

Roda de leitura de jornal, noticias sobre a proliferação e o aumento dos casos da doença.
Pesquisas e jogos utilizando a ferramentas do currículo mais;
Produção de cartazes sobre a dengue.
Confecção de cartazes e maquetes de como devemos combater a Dengue;
Produção de paródias sobre a dengue.
Jogral para apresentação do livro: Que febre de mosquito.

AVALIAÇÃO:
Participação e envolvimento nas atividades propostas.
Postura atitudinal na construção dos materiais.

FOTOS


 

 

 

VÍDEO 



E.E. DEPUTADO CANTÍDIO SAMPAIO 


Coordenadora Pedagógica Andréa Ramires Alves 

PROJETO LEITURA
MALA VIAJANTE

O Projeto tem como objetivo desenvolver o gosto pela boa leitura e estimular a criatividade dos alunos. Além da participação e Integração dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, proporcionando assim um momento prazeroso com os filhos.
Uma vez por semana, um aluno leva a malinha com um livrinho, uma caixa de lápis de cor, uma borracha, um lápis, um apontador e uma folhinha (Ficha de Leitura).
Na parte de dentro da malinha tem a explicação e o pedido para que o responsável pelo aluno, leia o livro para ele. E depois, que este desenhe a parte que mais gostou da história e que pinte o "smile" de acordo com o que achou do livro. 
O projeto está fluindo muito bem em todas as salas, os alunos estão empolgados em levar os livrinhos para casa. Com isto está contribuindo na fluência leitora da escola.







EE PROFª ANNA MARIA HOEPPNER GOMES

TRABALHO SOBRE A DENGUE

      Na escola EE Professora Anna Maria Hoeppner Gomes, a professora Fátima Bargas desenvolveu uma atividade com seus alunos do 4º ano A sobre a dengue, tendo em visa a importância do assunto na atualidade onde os números mostram um aumento significativo dos pacientes infectados. O trabalho seria encerrado com uma apresentação dos alunos sobre o assunto. 
      O aluno Reinan Nascimento (vídeo), auxiliado pela professora interlocutora Leila Pantozo (interlocutora de libras) explicaram  alguns cuidados importantes para evitar o contagio da doença pelo mosquito Aedes Aegypti.



Professor Coordenador Welington Silva Lopes





EE PROFª ROBERTA LOPES CHAVES

PROJETO FLUÊNCIA LEITORA
POESIA – 3º ANO
    
    A Escola Estadual Roberta Maria Lopes Chaves, desenvolve há alguns anos o Projeto Fluência Leitora, separados por gêneros e adequados a cada faixa etária dos alunos. Desta forma, possibilitando que os alunos que já são alfabéticos e conseguem ler autonomamente, desenvolvam a leitura fluente, necessária para o entendimento  daquilo que se lê.  Os 3º anos leem “A Poesia”, os 4º anos “Contos de Assombração” e os 5º anos “A Leitura Dramática”. 
     Neste 1º bimestre iniciou-se “A poesia”, com o 3º ano da Profª Daniela Montes e para o 2º Bimestre estão previstos “Contos de Assombração” e “Leitura Dramática”. 


  

 

                                                               Professora Coordenadora Silvia Andréia Nunes


EE JOAQUIM GARCIA SALVADOR

ACOLHIDA

    Acolhida vem do latim ACOLLIGERE que quer dizer levar em consideração, receber e um dos sentidos no dicionário Aurélio é receber com agrado. Logo, acolhimento antes de tudo é um ato de cortesia e implica que duas ou mais pessoas estarão num mesmo ambiente com um objetivo ou interesse comum.
    Pensando nisso, eu juntamente com a equipe gestora planejei uma atividade agradável para receber os alunos no 1º dia de aula, começamos enfeitando o corredor de entrada, pois nada melhor que adentrar um lugar que esteja enfeitado e bonito.
    E seguindo a tradição que temos há uns três anos em que  sempre fazemos o mural de entrada da escola em conjunto com os alunos com o objetivo de mostrar que fazemos parte do mesmo grupo e mesmo com as nossas diferenças, queremos todos aprender.
   Esse ano não foi diferente e a dinâmica foi montarmos uma árvore com as nossas digitais e no primeiro dia de aula, cada professor com sua turma veio rechear a nossa árvore, que estava sem vida, pois só tinha raiz, caule e galho, sem cor alguma e cada turma escolheu um galho e deixou ali sua digital. Toda comunidade escolar participou, inclusive alguns pais.

   Nossa árvore ficou cheia de vida, pois é assim que uma escola é!  Um local repleto de vida e alegria em que todos têm o mesmo objetivo que é o de aprender, conviver e ensinar e é com esse intuito que todos nós, da E. E. Prof. Joaquim Garcia Salvador iremos trabalhar! Que 2015 seja o ano em que possamos plantar e também ver os frutos dessa plantação!!!!! 

  

 


EE CARLOS GIULIETTO

      Na escola Carlos Giulietto, a equipe docente foi recepcionada com o lançamento de uma fórmula onde os ingredientes são encontrados somente nas melhores receitas.
      Veja o relato da Professora Coordenadora Cristina Selma:

             - Quando pensei como receber os professores e funcionários para o primeiro dia letivo de 2015, considerei todos os percalços inerentes a profissão.
             -  Os últimos anos têm sido de trabalhos intensivos...
              - Para fortalecer a ação educativa de todos os atores da escola, nada melhor do que uma "vitamina" para fortalecer a ação educativa. Sendo assim, neste primeiro dia letivo, todos da escola, professores e funcionários, receberam esta "dose de amor fortalecedor" para que 2015 seja norteado de afeto, dedicação, solidariedade e amor...à profissão, ao aluno e aos pares.



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