Não perca tempo, venha você também contar os seus segredos!"
E. E. WALDOMIRO POMPÊO
Professor Coordenador - Silvéria
Projeto Sacola Literária
Podemos relatar o grande envolvimento e participação da equipe
escolar; diretor, coordenadora, professores e funcionários desde o
início deste projeto durante a confecção das sacolas até a montagem com a
separação e organização dos livros, revistas e gibis que fariam parte
dos materiais de estudo.
Quando nossos alunos conheceram o
projeto, o grande interesse foi pelo objeto (sacola) contendo tantos
materiais dentro, mas a cada semana com a realização da Roda Literária
os alunos foram conhecendo muitas leituras diferentes e emocionantes que
passou a despertar o interesse em conhecer as demais sacolas que
circularam pela sala e a participação da família se tornou necessária ,
pois muitos ainda não dominavam a leitura.
A cada semana
via-se o interesse dos alunos na troca e apresentação das sacolas . Com o
passar dos messes tivemos um grande retorno dos familiares que
acompanhavam o dia da Roda Literária e demonstravam preocupação com o
seu filho (aluno) que ainda não sabia ler .
Esse projeto
despertou o interesse pessoal de leitura e escrita , tanto que os alunos
que ainda não sabiam ler se dedicaram mais as atividades de produção
escrita , já que deveriam preencher a ficha literária e apresentar seu
desenho tão bem elaborado a cada semana.
Neste momento as
aulas com o Livro Ler e Escrever foram realizadas com maior facilidade e
interesse dos alunos tendo um importante papel para desenvolver a
escrita e a leitura do grupo .
O projeto Ler e Escrever
auxiliou na formação de bons escritores e de leitores mais eficientes ,
com atividades atraentes como os contos de fadas e as fichas
descritivas dos animais da fauna brasileira e também as atividades de
cruzadinhas e leituras de charadas,trava línguas e cantigas de roda
...Tivemos um retorno muito maior que o esperado ,já que quase todos
terminaram o ano lendo e escrevendo com autonomia .
O projeto
da sacola literária teve grande impacto nos alunos e familiares ao
perceber a necessidade de ajudar seus filhos a se tornar leitores e
produtores de atividades que exigiam a escrita e o Projeto Ler e
Escrever auxiliou nessa busca facilitando o trabalho em sala de aula.
Professoras - Claudia Marisa e Rose Richa
Coordenadora - Silvéria
E. E. PLÍNIO PAULO BRAGA
Professor Coordenador - Wellington de Jesus Carvalho
PROJETO: Universo ao meu
redor
“...Professor estamos com
uma ideia de realizar visitas nas casas para conscientizar os moradores do
Taboão a cuidar do meio ambiente”.(Alunas: Emily E Amanda 5ºC)
Essa fala tornou-se música
aos meus ouvidos nestes últimos meses. Quando falamos do currículo além dos
muros da escola, estamos falando de um currículo dinâmico, claro aliado a uma
proposta pedagógica pautada na autonomia de sua aprendizagem. Tudo isso favorece
a formação do cidadão na sociedade, que
forma e transforma o meio em que ele
vive e esses alunos que citei estão aprendendo a lição.
Neste
2º semestre trabalhamos em nossa escola o projeto: “Universo ao meu redor”. Que
trata do meio ambiente, um tema bastante rico e atual, que foi de grande valia
para o enriquecimento das práticas pedagógicas da nossa escola. Foram meses de
pesquisas sobre os temas: bioma, flora, sustentabilidade, entre outros sobre o
meio ambiente; leituras de texto científico e elaboração de texto com um foco
na apresentação de um seminário. Esses encaminhamentos favoreceram o
desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos, pois mobilizaram
conhecimentos como: planificação textual, adaptando o gênero científico para a
modalidade oral à diferentes interlocutores, utilização de vocabulário
desconhecido (textos científicos).
Cada
sala teve uma característica especifica como vocês podem observar nas fotos, a
comunidade esteve presente e abrilhantou as apresentações.
Como
profissional da educação acredito que essas ações são favoráveis para o
desenvolvimento cognitivo do aluno, além de desenvolver o currículo de
forma contemplar os objetivos proposto
para os alunos do ciclo Inicial.
Parabenizo
a todos Os envolvidos no processo e até a próxima!
Alunos do 5º ano A da EE " Vilma Maria dos Santos
Carneiro" tiveram publicado no Painel do Leitor do jornal Folha de
São Paulo , do dia 06/09/2015 , primeiro caderno página A3 - a Carta de Leitor
referente à reportagem do dia 03/09/2015 - "Menino Morto aviva comoção por
refugiados".
De acordo com Programa Ler e Escrever, é trabalhado Roda de
Jornal e a sequência didática carta de leitor. Após a leitura foi realizado a
"roda de conversa" sobre o drama dos refugiados; e que devemos
cultivar a paz em todos os momentos de nossas vidas.
A professora Cilene de Albuquerque , tornou-se escriba e foi
elaborado uma carta de leitor coletiva, observando os elementos que constituem
esse gênero.
Nota: A Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, através do Núcleo Pedagógico e Supervisão dos Anos Iniciais, parabeniza a ação da EE Vilma Maria pelo brilhante trabalho desenvolvido junto aos alunos a partir do projeto Carta de Leitor (guia de orientação didático do Programa Ler e Escrever).
E. E. PLÍNIO PAULO BRAGA
Professor Coordenador - Wellington de Jesus Carvalho
Projeto Ler e escrever:
Contos de Mistério
PÚBLICO
- ALVO: alunos do 5º anos
Gênero:
Literário/ Contos de Mistério
Tipo
Textual: Narrativo
Período
de desenvolvimento: 5 meses
O gênero escolhido – contos de mistério – tem como principal objetivo o
de intensificar o contato dos alunos com esse tipo textual, ampliando seu
repertório de contos narrativos.
Conversar sobre histórias que despertam o medo e o suspense possibilita
aos alunos situações onde é possível verificar, dentro do gênero textual, as
principais características do texto, como descrições, cenários, personagens,
construindo gradativamente o clímax e desfecho surpreendentes.
Além disso, as questões apresentadas
trabalham a compreensão do texto, solicitando a localização de informações,
inferências ou deduções, assim como o uso adequado de recursos como a pontuação
expressiva, onomatopeias e palavras que dão sentido e emoção aos textos lidos e
produzidos.
E. E. PARQUE MIKAIL
Professor Coordenador – Marlyson Cristiano
ERUPÇÃO VULCÂNICA
E. E. JOSÉ SYLVIO CIMINOERUPÇÃO VULCÂNICA
A aula era de ciências: Sistema Solar, que acabou se aprofundando no planeta
Terra, mais especificamente a estrutura da Terra, para melhor compreender o
núcleo, o manto e a crosta.
A profª Vera mencionou o ovo como referência para explicar as partes da
estrutura da Terra e os alunos começaram a questionar sobre isso. Querendo saber
mais, pois seus questionamentos foram de encontro com as reportagens que estavam
passando sobre o Chile, terremoto a erupção vulcânica, eles queriam compreender
esse processo e como no Brasil não há vulcões ativos, deu-se início a
experiência.
Os alunos sentiram-se entusiasmados em poder aprender como seria a
realidade mostrada nas reportagens.
Disseram: "É muito mais fácil aprender fazendo, do que apenas ler o
conteúdo escrito no livro".
Houveram exposições para os colegas de outras salas de tão animados que
ficaram, a fim de compartilhar o que aprenderam com esse conteúdo.
O desenvolvimento dessa atividade pôde proporcionar aos educandos conhecimento sobre os diferentes elementos de Magma e Lava que são muitas vezes confundidos: o magma é o nome que se dá à rocha fundida localizada abaixo da superfície da terra e que no momento em que é expelida por um vulcão, dá origem à lava, já a lava é o material geológico em fusão, composta por ferro e silicato de alumínio em estado líquido. Assim, a composição química de ambos e a quantidade de gás contido irá determinar a natureza da erupção vulcânica.
O desenvolvimento dessa atividade pôde proporcionar aos educandos conhecimento sobre os diferentes elementos de Magma e Lava que são muitas vezes confundidos: o magma é o nome que se dá à rocha fundida localizada abaixo da superfície da terra e que no momento em que é expelida por um vulcão, dá origem à lava, já a lava é o material geológico em fusão, composta por ferro e silicato de alumínio em estado líquido. Assim, a composição química de ambos e a quantidade de gás contido irá determinar a natureza da erupção vulcânica.
Professora Coordenadora – Maria de Fátima Sandes Arruda
A ARTE INDÍGENA : CERÂMICA MARAJOARA
O que é importante ressaltar no trabalho de arte indígena é
que os estudantes compreenderam a importância do povo indígena para a
construção da nossa identidade.
Desenvolveram o dialogo com a “obra” produzida por eles
valorizou todo o processo artístico/criativo.
A modelagem em argila propiciou um momento prazeroso, pois é
muito relaxante, terapêutico, fazer trabalhos manuais com materiais moldáveis,
maleáveis com texturas e temperaturas agradáveis ao toque.
O processo de pintura, a escolha das cores, dos desenhos, a
texturização do objeto é um momento criativo com inúmeras possibilidades e
ficou a critério de cada um.
A espera por esse momento causou ansiedade entre os alunos,
pois após a modelagem há um tempo de
espera para a secagem das peças.
Todos quiseram levar suas peças para casa. O resultado, o
tipo, o modelo de peça construída a pintura escolhida (cores) não importa, o
belo, o feio, o importante foi o
processo que envolveu cada um com o seu trabalho.
Amei participar dessa
atividade com a professora e os alunos, foi um momento agradabilíssimo.
E. E.
PROFESSORA MARIA APPARECIDA RANSANI MAGALHÃES
Professora
Coordenadora – Elineide Maria da Silva
PROJETO PÁSCOA
O Projeto Páscoa foi desenvolvido com os alunos do 1º ano C desta Unidade Escolar, que instruídos pela professora adquiriram conhecimentos sobre como surgiu a troca de ovos no dia da Páscoa. Para vivenciar esta história, sob o comando da educadora, os alunos foram orientados a confeccionar ovos para relembrar momentos da vida onde as pessoas não tinham condições de realizar as trocas de ovos que acontecem atualmente.
A atividade foi voltada ao lazer e aprendizagem, onde os alunos puderam vivenciar épocas passadas através da confecção de ovos e máscaras . As atividades foram desenvolvidas pelas rianças de forma espontânea.
Foi maravilhoso perceber a alegria das crianças com o produto final do projeto, bem como a interação entre eles.
A atividade foi voltada ao lazer e aprendizagem, onde os alunos puderam vivenciar épocas passadas através da confecção de ovos e máscaras . As atividades foram desenvolvidas pelas rianças de forma espontânea.
Foi maravilhoso perceber a alegria das crianças com o produto final do projeto, bem como a interação entre eles.
E.E. SILVÉRIO BERTONI
Coordenador Pedagógico Marlene Barbosa Alves
PROJETO “DENGUE”
Combate ao mosquito da Dengue
JUSTIFICATIVA: O
ano de 2015 começa com aumento dos casos de dengue, em relação a anos
anteriores. Tendo em vista a epidemia que assola a cidade de Guarulhos, e a
necessidade de esclarecimento à população escolar, torna-se de alta relevância
este projeto.
OBJETIVOS: Contribuir para a preservação da saúde e incentivar
atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do
mosquito e como consequência a doença.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar o mosquito
transmissor Aedes aegypti;
- Reconhecer os sintomas
do dengue;
- Diagnosticar as
dificuldades em conter o mosquito transmissor;
- Conscientizar a
população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue.
- Reconhecer como os
hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
- Ter cuidado com o armazenamento
do lixo..
-Possibilitar para que
cada aluno se torne um Agente
Multiplicador;
PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar;
Comunidade do entorno.
MATERIAIS:
Computador, Internet,
TV, DVD. Livros, jornais. Material para confecção de cartazes e CD.
ESTRATÉGIAS:
Sensibilizar
professores, alunos com vídeos de campanha sobre a dengue.
Exibição de vídeos sobre
a doença e como evitá-la.
Leitura de noticiários
sobre dengue.
Pesquisa na Internet
sobre a dengue.
Sensibilizar comunidade
e responsáveis com material produzido pelos alunos.
Apresentação de paródias
elaboradas pelos alunos;
Apresentação da leitura
do livro Que febre de mosquito de Maxs Portes;
Premiação para os
melhores trabalhos realizados pelos alunos;
Entrega dos carteirinha
de Agente Multiplicador para todos alunos participantes da Campanha
ATIVIDADES:
Video:10 minutos contra
a Dengue
Roda de leitura de jornal, noticias sobre a proliferação e o aumento dos casos da doença.
Pesquisas e jogos utilizando
a ferramentas do currículo mais;
Produção de cartazes sobre
a dengue.
Confecção de cartazes e
maquetes de como devemos combater a Dengue;
Produção de paródias
sobre a dengue.
Jogral para apresentação
do livro: Que febre de mosquito.
AVALIAÇÃO:
Participação e
envolvimento nas atividades propostas.
Postura atitudinal na
construção dos materiais.
FOTOS
VÍDEO
E.E. DEPUTADO CANTÍDIO SAMPAIO
Coordenadora Pedagógica Andréa Ramires Alves
PROJETO LEITURA
MALA VIAJANTE
O Projeto tem como objetivo desenvolver o gosto pela boa leitura e
estimular a criatividade dos alunos. Além da participação e Integração dos pais
na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses
livros em casa, proporcionando assim um momento prazeroso com os filhos.
Uma vez por semana, um aluno leva a malinha com um livrinho, uma caixa de lápis de cor, uma borracha, um lápis, um apontador e uma folhinha (Ficha de Leitura).
Uma vez por semana, um aluno leva a malinha com um livrinho, uma caixa de lápis de cor, uma borracha, um lápis, um apontador e uma folhinha (Ficha de Leitura).
Na parte de dentro da malinha tem a explicação e o pedido para que o
responsável pelo aluno, leia o livro para ele. E depois, que este desenhe a
parte que mais gostou da história e que pinte o "smile" de acordo com
o que achou do livro.
O projeto está fluindo muito bem em todas as salas, os alunos estão
empolgados em levar os livrinhos para casa. Com isto está contribuindo na
fluência leitora da escola.
EE PROFª ANNA MARIA HOEPPNER GOMES
TRABALHO SOBRE A DENGUE
Na escola EE Professora Anna Maria Hoeppner Gomes, a professora Fátima Bargas desenvolveu uma atividade com seus alunos do 4º ano A sobre a dengue, tendo em visa a importância do assunto na atualidade onde os números mostram um aumento significativo dos pacientes infectados. O trabalho seria encerrado com uma apresentação dos alunos sobre o assunto.
O aluno Reinan Nascimento (vídeo), auxiliado pela professora interlocutora Leila Pantozo (interlocutora de libras) explicaram alguns cuidados importantes para evitar o contagio da doença pelo mosquito Aedes Aegypti.
Professor Coordenador Welington Silva Lopes
PROJETO FLUÊNCIA LEITORA
POESIA – 3º ANO
A Escola Estadual Roberta Maria Lopes Chaves, desenvolve há alguns anos o Projeto Fluência Leitora, separados por gêneros e adequados a cada faixa etária dos alunos. Desta forma, possibilitando que os alunos que já são alfabéticos e conseguem ler autonomamente, desenvolvam a leitura fluente, necessária para o entendimento daquilo que se lê. Os 3º anos leem “A Poesia”, os 4º anos “Contos de Assombração” e os 5º anos “A Leitura Dramática”.
Professora Coordenadora Silvia Andréia Nunes
EE JOAQUIM GARCIA SALVADOR
ACOLHIDA
Acolhida vem do latim ACOLLIGERE
que quer dizer levar em consideração, receber e um dos sentidos no dicionário
Aurélio é receber com agrado. Logo, acolhimento antes de tudo é um ato de
cortesia e implica que duas ou mais pessoas estarão num mesmo ambiente com um
objetivo ou interesse comum.
Pensando nisso, eu juntamente com
a equipe gestora planejei uma atividade agradável para receber os alunos no 1º
dia de aula, começamos enfeitando o corredor de entrada, pois nada melhor que
adentrar um lugar que esteja enfeitado e bonito.
E seguindo a tradição que temos
há uns três anos em que sempre fazemos o
mural de entrada da escola em conjunto com os alunos com o objetivo de mostrar
que fazemos parte do mesmo grupo e mesmo com as nossas diferenças, queremos
todos aprender.
Esse ano não foi diferente e a
dinâmica foi montarmos uma árvore com as nossas digitais e no primeiro dia de
aula, cada professor com sua turma veio rechear a nossa árvore, que estava sem
vida, pois só tinha raiz, caule e galho, sem cor alguma e cada turma escolheu
um galho e deixou ali sua digital. Toda comunidade escolar participou,
inclusive alguns pais.
Nossa árvore ficou cheia de vida,
pois é assim que uma escola é! Um local
repleto de vida e alegria em que todos têm o mesmo objetivo que é o de
aprender, conviver e ensinar e é com esse intuito que todos nós, da E. E. Prof.
Joaquim Garcia Salvador iremos trabalhar! Que 2015 seja o ano em que possamos
plantar e também ver os frutos dessa plantação!!!!!
EE CARLOS GIULIETTO
Na escola Carlos Giulietto, a equipe docente foi recepcionada com o lançamento de uma fórmula onde os ingredientes são encontrados somente nas melhores receitas.
Veja o relato da Professora Coordenadora Cristina Selma:
- Quando pensei como receber os professores e funcionários para o primeiro dia letivo de 2015, considerei todos os percalços inerentes a profissão.
- Os últimos anos têm sido de trabalhos intensivos...
- Para fortalecer a ação educativa de todos os atores da escola, nada melhor do que uma "vitamina" para fortalecer a ação educativa. Sendo assim, neste primeiro dia letivo, todos da escola, professores e funcionários, receberam esta "dose de amor fortalecedor" para que 2015 seja norteado de afeto, dedicação, solidariedade e amor...à profissão, ao aluno e aos pares.
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